Comunicamos que chegou ao nosso conhecimento a tentativa de fraude bancária perpetrada em desfavor de um de nossos clientes. Conforme relato, foram falsificados os timbres da Prefeitura Municipal e do Fundo de Previdência, onde se era autorizada transferência bancária, em favor de um terceiro, no importe aproximado de R$ 13.000,00 (treze mil reais).
O fraudador mantinha contato via whatsapp com a gerência do banco se fazendo passar pelo gestor do RPPS, tentando persuadi-la a efetuar a transação.
Os marginais usaram uma conta de endereço eletrônico (e-mail) com o nome análogo ao utilizado pelo Fundo de Previdência, diferindo apenas uma vogal.
O golpe somente fora descoberto porque a gerência do banco fez contato telefônico com o RPPS, na linha oficial disponibilizada, na pessoa de seu gestor, inviabilizando, assim, a consumação da transação pleiteada.
Considerando a ardil falsificação dos documentos, timbres e endereço eletrônico, além do quão próximo esteve o criminoso da satisfação de seu intento no caso que nos foi relatado por um cliente, orientamos a todos os demais gestores de RPPS que contatem os gerentes dos Bancos cujas contas desse RPPS estejam vinculadas, notificando-os que toda e qualquer transação pertinente a transferência de valores e outros, deverá ser comunicada ao RPPS pelo telefone oficial previamente cadastrado, na pessoa de seu gestor, a quem caberá a anuir ou não.